segunda-feira, 22 de março de 2010

A Pena de Morte em Lagos

A pena de morte foi abolida para crimes civis em 1867 no reinado de D. Luís.
A última execução conhecida em território português foi em 1846, em Lagos. A execução teve lugar no dia 22 de Abril de 1846, na Praça de Armas.
Assim o ultimo homem a ser condenado á morte em Portugal foi executado em Lagos por enforcamento, chamava-se José Joaquim Grande.
Remonta a 1 de Julho de 1772 a data em que foi executada pela última vez uma mulher. Chamava-se Luísa de Jesus.
Foi executada aos 22 anos de idade por ter assassinado 33 expostos, ou seja, bebés abandonados, que ela ia buscar à "roda" de Coimbra, umas vezes usando o seu nome verdadeiro outras vezes usando um nome falso, apenas com o intuito de se apoderar do enxoval da criança e embolsar os 600 réis que eram dados cada vez que se ia buscar uma criança. A ré só confessou a autoria de 28 homicídios. Foi "atenazada" (mortificada, insultada) pelas ruas de Lisboa tendo em seguida sido garroteada e queimada em execução pública.

“ Está pois a pena de morte abolida nesse nobre Portugal, pequeno povo que tem uma grande historia . (…) Felicito a vossa nação. Portugal dá o exemplo à Europa. Desfrutai de antemão essa imensa glória. A Europa imitará Portugal. Morte à morte! Guerra à guerra! Viva a vida! Ódio ao ódio! A liberdade é uma cidade imensa da qual todos somos cidadãos” – Victor Hugo em 1876 em relação á abolição da pena de morte em Portugal – 1º país europeu a o fazer.

1 comentário:

  1. O assunto teológico que envolve o substantivo cruz e o seu derivado verbal crucificar é muito mais importante que se possa imaginar. Senão? Leia o meu Blog: A PENA DE MORTE, JESUS E A CRUZ, endereço ─ www.osofrimentodejesusnacruz.blogspot.com .
    Atenciosamente JORGE VIDAL

    ResponderEliminar