segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Sexo, Álcool, Drogas e Violência = Lagos



O verão é sem duvida um periódo essencial para quem vive e trabalha no Algarve e em Lagos não era diferente de outros destinos turísticos algarvios, ou melhor dizendo, Lagos não deveria ser diferente dos outros destinos algarvios, contudo, de ano para ano as diferenças têm vindo a revelar-se em crescendo, e aquilo que em tempos foi uma das melhores cidades para passar férias no Algarve,  desfrutando de salutar ambiente familiar, com boa comida e segurança, está a tornar-se de ano para ano no novo “Farwest”.
Haverá sempre aqueles que dirão que não, que nem pensar, que é um exagero, mas já que por reflexo irreflectido o afirmam, convido-os a fazerem um pequeno passeio nocturno por algumas das ruas do nosso centro histórico, para testemunharem in loco, aquilo em que se tornou.
Assim, a partir da 03:00, poderão passar pelas Ruas Cândido Reis,  Lançarote Freitas, Gil Vicente, 1º de Maio,  Prof. Luís Azevedo, Mendonça Pessanha, Rua das Cruzes e Travessa do Mineiro, percorrendo o que hoje é designado como o "Roteiro Negro". Nestes espaços outrora pitorescos, poderá encontrar-se tudo aquilo que porventura, jamais alguém pensou encontrar nesta cidade. Ás claras as droga fluem, a violência gratuita e o vandalismo floresce, sempre acompanhado de libidinosas cenas em plena rua. Nada falta!
Àqueles com responsabilidades que afirmam “querer turismo de qualidade”, apenas posso responder que hoje o que temos é uma pequena Sodoma decadente, onde diariamente centenas de jovens deliquentes que não têm lugar em sítio algum, porque só em Lagos lhes deixam fazer o que querem, conspurcam o ambiente social, provocando graves prejuízos à nossa imagem como destino turístico, e grandes incómodos aos residentes.
A anarquia reina nestas zonas, onde a pacatez de outrora se esvaneceu, a situação é tão grave, que há poucos dias em duas das mais conceituadas artérias locais,  nomeadamente  nas Ruas 25 de Abril e Silva Lopes , ocorreu uma verdadeira batalha campal, sendo que a rixa acabou quase com a invasão da própria esquadra da PSP, situação que nos fará perguntar como será quando esta abandonar o centro da cidade.
Seria cínico se rejubilasse com o facto, mas há muito que temos alertado para o problema da segurança, e da necessidade premente de promover a adequada e séria certificação e fiscalização das diversas ofertas turísticas existentes no centro histórico, mas, como cínico não sou, nem tenho pretensões de o ser, só me resta continuar a alertar na esperança de quem de direito assuma a responsabilidade, de pôr cobro à situação a bem da população e da economia.
Imediatamente e com o intuíto de "sacudir a água do capote", dirse-á ser um "caso de polícia", e infelizmente já o é, mas a questão de fundo reside numa completa falta de estratégia. Mas já nada me espanta é apenas mais um clamoroso fracasso a juntar aos demais.

3 comentários:

  1. Parece-me que realmente é necessário dar mais atenção a essas questões...um dia as pessoas entenderão que LIBERDADE SIM ... LIBERTINAGEM NÃO...pode ser que o Clint nos dê uma ajudinha.

    ResponderEliminar
  2. Pois meu amigo estamos perante a veradadeira SIN CITY

    ResponderEliminar
  3. E infelizmente essa juventude libertinada nem leva boas recordações da nossa cidade...é que o alcool é tanto que nem se lembrarão de nada...VIVA O TURISMO DE QUALI...PERDÃO...DE QUANTIDADE.

    ResponderEliminar