quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O Mar & Lagos

Lagos terra do mar, sitio que desde tempos imemoriais desenvolveu-se a partir do mar com os olhos postos no horizonte .
Aqui se fixaram gentes de todas as origens e aqui floresceu uma economia centrada no mar e nos produtos do mar.
Desde a industria pesqueira á conserveira, passando pelo comercio marítimo e pelo turismo, Lagos, o seu porto, baía e praias foram testemunhas de todos os períodos de ouro da nossa comunidade.
Sendo que independentemente da época, da “moda” ou da vontade das suas gentes o sucesso de Lagos esteve sempre umbilicalmente ligado ao MAR.
Por muitas razões, estudos e opiniões sempre que pensamos em Lagos, pensamos no MAR, pensamos na sua costa doiro , nas suas águas límpidas no seu peixe fresco, nos areais brancos.
Assim , hoje, devemos olhar para o presente perspectivando o futuro sem esquecer o passado de modo a não errarmos e perdermos a oportunidade de cumprir Lagos.
O Mar hoje, abre novas oportunidades, desde a exploração energética, à exploração piscícola, á exploração turística subaquática, ás embarcações de recreio, á pesca desportiva e outras actividades, existe um mundo de oportunidades .
Mas para agarrar essas oportunidades é necessário visão, perseverança e capacidade de galvanizar todos num projecto comum. A par disto, devemos lutar contra as forças de bloqueio que de uma forma já esperada se mantêm crentes de que o modelo actual de desenvolvimento, embora falido está para continuar. A estas vozes sintomáticas do “fado português” a quem Camões definiu como velhos do Restelo, temos de dizer basta, hoje o mundo e o desenvolvimento da nossa cidade já não se compadece com as vãs esperanças da manutenção de modelos de desenvolvimento arcaicos de cariz “pseudo sociais de esquerda” que implicam a destruição generalizada dos pilares de qualquer sociedade democrática inserida no contexto global de um mundo em permanente mutação.
Assim cumprir Lagos é um imperativo de todos, que se pode alcançar por via da alteração do modelo actual de desenvolvimento, devendo o nosso futuro ser apoiado, entre outras, na maior riqueza que temos, o MAR.




Sem comentários:

Enviar um comentário