quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Oleões - Da responsabilidade Ambiental.

O oleão é um recipiente, geralmente de material plástico, cujo objectivo consiste na recepção de óleos domésticos usados, para posterior aproveitamento, nomedamente na criação de combustível.
Assim a criação e colocação dos Oleões visa a recolha, transporte e valorização de óleos alimentares usados provenientes do sector doméstico, do concelho de Lagos.
A eliminação dos óleos alimentares nos dias de hoje oferece risco elevado para meio ambiente, uma vez que estes quando lançados pela rede de esgotos ou depositados em aterro, provocam impactes negativos elevados.
Dados relativos ao nosso Pais, mostram que em cerca de 125 mil toneladas deste resíduo, apenas 3000 são recolhidas.
Relativamente ao óleo alimentar é possível este ser utilizado para fabricar sabão, ou produção de combustível para motores a diesel. Outra hipótese, é a sua reciclagem, a fim de se obter biodisel .
A utilização deste óleo em motores diesel oferece vantagens a nível da qualidade do ar, sobretudo no que se refere à emissão de partículas, enxofre e nulidade no que se refere a dióxido de carbono. Mesmo quando os ésteres são usados em mistura com gasóleo, as emissões de partículas sofrem uma redução até aos 40%.Os ésteres contêm pouco enxofre (menos de 0,05% contra os 0,26% do gasóleo) e não possuem compostos aromáticos.
Por outro lado, não contribuem para GEE, Além de que é alternativa em relação ao combustíveis fosseis.
 Em Lagos pode encontrar Oleões nos seguintes locais:
- Av. dos Descobrimentos Portugueses ( em frente ao mercado municipal)
- Rua Filarmónica 1º Maio ( junto ao Mercado de Santo Amaro )
- Estrada do Biker, ( no cruzamento com a Rua Infante de Sagres)
- Rua Femando Pessoa, ( Junto á Praça do Poder Local)
- Rua Vasco da Gama,( junto à Urbanização Marina Sol).

A presente medida apenas terá sucesso se conseguirmos atingir padrões de comportamentos colectivos com elevado grau de responsabilidade pessoal ambiental. Assim cada um de nós pode efectivamente contribuir para um ambiente cada vez melhor.
De referir ainda que a Câmara Municipal de Lagos, peca “apenas” pela falta de divulgação dos Oleões, bem como pela colocação de poucos Oleões nesta primeira fase.

Sem comentários:

Enviar um comentário