sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Hoje é sexta-feira 13!!!!



Mesmo aos que não são superticiosos, o que é o meu caso, uma sexta-feira 13 chama sempre a atenção, pois está carregada de simbolismos, mitos e supertições.
A crença de que dia 13, quando corresponde a uma sexta-feira, é dia de azar é a supertição mais comum entre os cristãos, sendo a mesma originada no facto de Jesus Cristo ter sido crucificado numa sexta-feira, sendo que, na sua ultima ceia, existiam treze pessoas à mesa: Jesus Cristo e os doze apóstolos.
Também segundo uma lenda da mitologia nórdica, existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga numa bruxa exilada no alto de uma montanha. Para vingar-se, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e mais o demónio - totalizando treze - para rogar pragas sobre os humanos. Da Escandinávia a superstição espalhou-se pela Europa.
Outra explicação histórica é que no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França e os seus membros foram presos, torturados e, mais tarde, executados por heresia.
Existem inúmeras explicações para o valor representativo deste dia, no entanto, cada indivíduo deve avaliar autonomamente o que para si mesmo significa , sendo certo que essa avaliação pessoal é muitas vezes influenciada pelas raízes religiosas, educação e vivências pessoais de cada um.

Para os que não são superticiosos é um dia como qualquer outro, bom ou mau, avaliado individualmente de acordo com as ocorrências do próprio dia.

E haverá sempre uma maioria que dirá que o dia correu……MAIS OU MENOS.

1 comentário:

  1. Conta-se que um fulano de Grândola ganhou 100.000 contos no totoloto, isto penso que se passou há muito anos, mas ele tinha feito o dito numa sexta feira 13. Quando recebeu o dinheiro foi assediado por inúmeros amigos com propostas de empréstimos a altos juros e outros propunham negócios chorudos. Recusou tudo. Uns tempos depois comprou um terreno tendo chegado à conclusão que o mesmo estava penhorado por um valor muito superior ao valor real do dito. Perdeu o dinheiro e o terreno. Uns tempos depois meteu-se em negócios de compra e venda de terrenos sendo constantemente enganado por especuladores. Ao se ver quase sem o dinheiro do prémio decidiu arriscar o restante em jogo. Perdeu o resto do dinheiro e criou dividas que rondariam os 50.000 contos. Passados 26 meses de ter recebido o prémio foi encontrado enforcado num ramo duma árvore. 26 é metade de 13, a divida era de 50.000, metade de 100.000.

    ResponderEliminar