segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dia Mundial da Terra - 22 de Abril


A 21 de Março de 1970 proclamava-se, na cidade norte-americana de São Francisco, o Dia Mundial da Terra.
Foi pela acção do Senador norte americano Gaylord Nelson, que teve lugar o primeiro Dia da Terra, o qual tomou forma de protesto nacional ( norte americano), contra a poluição e a forma como o planeta estava a ser tratado.
A celebração mudou de data, para 22 de Abril -, 40 anos volvidos, o dia continua a ser comemorado em todo o Mundo, em nome da reverência e da protecção da Natureza.
O primeiro Dia Mundial da Terra foi celebrado a 21 de Março (o primeiro dia de Primavera), face Equinócio de Março - considerado o dia do "equilíbrio global".
A data foi criada para relembrar a população mundial da sua responsabilidade na protecção do planeta.
A Terra é o terceiro planeta a partir do Sol. É o quinto maior e mais volumoso dos oito planetas do Sistema Solar, sendo o maior e o mais volumoso dos quatro planetas rochosos. Além disso, é também o corpo celeste mais denso do Sistema Solar.
Abrigo de milhões de espécies que incluem o Homem, a Terra é o único lugar no universo onde a existência de vida é conhecida. O planeta formou-se 4,54 bilhões (mil milhões) de anos atrás.
A análise demográfica da população humana indica que esta, está a crescer cada vez mais lentamente (actualmente 1.15% ao ano) e prevê-se que estabilize nos 10 bilhões por volta do ano 2200.
A população mundial é de cerca de 6,839 milhões de pessoas ( dados de Abril de 2010).
Várias áreas do planeta estão sujeitos a condições climáticas extremas, tais como: ciclones tropicais, furacões ou tufões, que dominam a vida em determinadas áreas do planeta. Várias regiões estão sujeitas a terramotos, tsunamis, erupções vulcânicas, tornados, tempestades de neve, inundações, secas prolongadas, e outras calamidades e desastres naturais.
Muitas áreas do Planeta Terra estão sujeitas a poluição e outros desastres causados pela actividade humana, tal como poluição:  da atmosfera e de fontes de água, a chuva ácida, a perda de vegetação (via desflorestação e desertificação), a perda de vida selvagem e  extinção de várias espécies, a degradação do solo, a erosão e introdução de espécies invasivas.
Um consenso científico existe, que liga o aquecimento global com algumas actividades humanas, mais especificamente, as emissões de dióxido de carbono industrial. Prevê-se que o aquecimento global produzirá mudanças tais como a derretimento de glaciares, diferenças de temperatura mais extremas, mudanças significativas nas condições do tempo e um aumento do nível médio do mar.
Assim cabe a todos nós mudar determinados tipos de comportamentos, nomeadamente no que respeito ao tipo de produtos que consumimos.
Os protocolos de Quioto e Copenhaga são o reflexo de uma cada vez maior preocupação que os países têm em relação ao planeta Terra.

Uma coisa é certa, sem Terra não há vida !!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário