domingo, 18 de abril de 2010

Mãe Natureza - Islândia

Só no, Sábado, dia 17 de Abril , já foram cancelados mais de 17.000 voos no e para o espaço aéreo europeu. Neste momento o espaço aéreo de 21 países está fechado. Tudo isto em consequência da erupção vulcânica ocorrida na Islândia.

De acordo com as autoridades a nuvem de cinza vulcânica irá manter-se pelos céus europeus, não havendo até hoje dados que indiquem a sua dissipação nos próximos dias.
O vulcão “Eyjafjallajökull”, estava inactivo há quase 200 anos, a sua actividade reiniciou desde 14 de Abril de 2010. Está localizado numa zona de glaciares no Sudeste da Islândia, o que obrigou a que centenas de pessoas fossem retiradas das suas residências.
Os efeitos na Economia do Algarve são previsivelmente negativos, porquanto os mercados turísticos clássicos que nesta altura visitam a nossa região e cidade, encontram-se entre os países que têm o espaço aéreo encerrado.
Diversas companhias aéreas estão a efectuar testes de modo a aferir se existem condições técnicas para que alguns aviões possam efectuar voos de pequeno e médio curso.
A presente situação vem fazer ressaltar as fragilidades em termos de vias de comunicações entre os diversos países europeus, que não têm alternativas credíveis ao transporte aéreo.
A erupção islandesa já produziu mais adiamentos e cancelamentos em voos do que o 11 de Setembro.

Países Afectados:
Áustria, Bélgica, Croácia, Republica Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França ( Norte), Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália ( norte), Holanda, Noruega ( sul), Polónia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Suécia, Suiça e Reino Unido.

Sem comentários:

Enviar um comentário