“O C.I.C.A. 5 era a única unidade militar do Algarve integrada no Movimento das Forças Armadas, tendo como missão principal especifica, garantir as comunicações através dos retransmissores de Rádio e T.V. da Foia.
A eficiência da actuação do C.I.C.A. 5 resultou um êxito completo no campo militar.
A população do Concelho de Lagos, acolheu entusiasticamente as noticias do desencadear da revolta para destruição do regime fascista e associou-se às actividades militares para passar à consolidação do êxito obtido.

Houve também o cuidado de certificar que os arquivos da PIDE/DGS de Portimão haviam sido recolhidos intactos, incluindo as fichas dos informadores de Lagos.
À população preocupou-se em obter confirmação de que os ex-agentes da P.I.D.E.-D.G.S. presos pelo C.I.C.A. 5 na Fortaleza Pau da Bandeira estavam sujeitos a tratamento compatível com a situação de presos perigosos e que estavam a trabalhar sob vigilância.
Na tarde de 26 a juventude de Lagos associou-se espontaneamente à manifestação de homenagem que jovens de Portimão vieram fazer às tropas do C.I.C.A. 5.
Elementos militares, com famílias, acompanharam os jovens no seu percurso pela cidade, cantando a Portuguesa e entoando slogans e pedindo o içar da Bandeira Nacional na Câmara Municipal, na Escola Industrial, na Capitania do Porto e nos Serviços Municipalizados. No mastro do edifício dos Correios já a Bandeira Portuguesa havia sido hasteada.
Durante a manifestação foi alegremente arrancado o emblema da sede da Legião Portuguesa."
-Texto integral do artigo com o nome " O Movimento do 25 de Abril em Lagos"
do suplemento do "Jornal de Lagos" de 30 de Abril de 1974 -
Sem comentários:
Enviar um comentário