quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Veni, Vidi, muitas vezes sem Vici



As grandes vitórias são, por vezes um prelúdio de grandes derrotas tal como as derrotas podem ser o prenúncio de grandes vitórias num quadro moral, político e, mais tarde, militar. O Paralelismo histórico da batalha de Borodino em 1812 e da batalha das Termópilas no Verão de 480 a.C coloca-nos perante questões de uma profundidade civilizacional ímpar. Em ambas as situações, dois “mundos” se embateram tendo o poder de mudar o curso da história de forma arrebatadora. Os agressores viriam espalhar através da força a sua “boa nova” e, ao invés, os defensores imbuídos de um espírito conservador defenderiam o seu modo de vida. No meio disto tudo, milhões de “peões” foram sacrificados por idealismo ou por simples coerção.
É insólito pensar de que pelo feito grandioso dos famosos 300 comandados por Leónidas adviria a sobrevivência da “Demo Cracia”. Seria o sistema Espartano de apuramento da raça, de onde brota a raíz do Fascismo e do Ditado a dar o tónico essencial para a defesa do mundo Helénico . Os Ideais da revolução Francesa ( Liberdade Igualdade e Fraternidade), ainda que transfigurados por um Imperador, seriam vencidos por uma sociedade Feudal negadora dos direitos dos Homens. Em consequência, as antigas Monarquias Absolutistas seriam defendidas contra este mal chamado “liberdade” que despertou na Europa as consciências das identidades nacionais.
No dia 19 de Outubro de 1812, Napoleão Bonaparte abandonava Moscovo . Do seu “Grand Armee” de mais de meio milhão de homens apenas retornaram a casa pouco menos de quarenta mil. O “General Inverno “ teve um papel fundamental no desfecho da campanha tal como iria acontecer 129 anos mais tarde com as tropas do Terceiro Reich.
Num contexto “macro histórico” é possível entender quão épica é a nossa história enquanto espécie. Deste modo, é muito difícil achar grandiosidade e sentido na mesquinhez, pois na longevidade individual reside muitas vezes o vazio entre os grandes saltos evolutivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário