segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Propaganda Institucional


A Propaganda Institucional, bem administrada, tem objectivos de promover e diferenciar acções, estratégias e planos de responsabilidade social de empresas / órgãos públicos que prezam pelo crescimento de sua comunidade, cultura, educação e/ou preservação ambiental. Deste modo, como em qualquer outra ferramenta do marketing, quando executada levando em consideração a ética, sem menosprezar a capacidade de discernimento e a inteligência do público envolvido, proporciona que consumidores optem entre organizações concorrentes que atendam ou não aos interesses sociais.
Esta estratégia de comunicação equilibra as expectativas do público ao lucro de determinada empresa colando à marca, identidade e valores subjectivos pela postura desempenhada e, assim, garantindo-lhe credibilidade.
Entretanto, Propaganda Institucional de má fé é patrocinada normalmente por órgãos interessados em assumir um determinado poder. Esta propaganda Institucional, pode ser política ou partidária, é utilizada para a preparação da população para determinado objectivo, incitando normalmente ao descrédito ou ódio de adversários internos e externos, e ao mesmo tempo, exaltando o amor e as capacidades infinitas de um líder ou movimento.
Geralmente é utilizada para promover a manipulação de informações, de forma a induzir comportamentos ou atitudes na opinião pública, favoráveis ao poder em exercício.
A função deste tipo de publicidade, não é promover produtos, mas antes, Instituições/Movimentos/Lideres, mostrando sempre as suas qualidades e superioridade; de forma repetida e exaustiva para fixar no inconsciente colectivo, atitudes comportamentais favoráveis ao poder instituído, ou que pretende instituir a sua vontade sobre determinado grupo. Este tipo de propaganda visa somente a manipulação da sociedade, de forma subverter a ordem estabelecida, para a preparação da tomada do poder; ou causar a alienação de um determinado segmento populacional, para manter este poder. ( ver Wikipédia – enciclopédia livre ).



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