sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Gripe A e a saúde em Portugal

No Dia 26 de Setembro de 2009, arrancou a campanha de vacinação contra a Gripe A.
Francisco George, Director Geral de Saúde, foi um dos primeiros portugueses a estrear a vacina contra a Gripe A. A primeira fase de Vacinação teve por objecto 54 mil pessoas. No primeiro momento terão prioridade grávidas com doença associada, profissionais de saúde insubstituíveis e trabalhadores de áreas essenciais.
Contudo todo este processo está envolto em algumas duvidas e incertezas que vão surgindo das mais diversas fontes, nomeadamente de governos de países que se mostram bastante apreensivos.
O Reino Unido, através da Agência de Protecção de Saúde, entidade responsável pela supervisão da saúde pública, revela que a vacina da gripe A pode provocar uma doença neurológica grave, a síndrome Guillain-Barré, que causa paralisia, insuficiência respiratória e pode levar à morte. O documento cita o exemplo de uma vacina semelhante nos Estados Unidos, em 1976, que causou mais mortes do que a gripe.
De referir igualmente que a vacina que está a ser usada em Portugal contra a gripe A não foi aprovada pelos Estados Unidos por conter substâncias na sua composição que podem alegadamente causar danos à saúde dos que a tomam. Trata-se da Pandemrix, vacina aprovada pela Organização Mundial da Saúde e escolhida pela Agência Europeia do Medicamento para ser usada em todos os Estados membros.
Enquanto as duvidas vão surgindo sobre a relação benefício-risco da utilização em massa da Vacina da Gripe A escolhida em Portugal, as autoridades de saúde nacionais têm vindo a fazer declarações de modo a afastar as duvidas dos cidadãos e que ponderados todos os aspectos relativos à qualidade, segurança e eficácia de um medicamento, foi estabelecida uma relação benefício-risco, onde o Beneficio é claramente superior.
Ainda assim este tipo declarações genéricas são pouco animadoras, porquanto vão surgindo cada vez mais duvidas quanto á utilização da Vacina, nomeadamente dentro do seio da comunidade médica nacional.

1 comentário:

  1. Médicos franceses ameaçam o Ministro da Saúde com acção legal contra os planos secretos de vacinação em massa...
    «Não é a Gripe A que é perigosa, são as injecções (vacinas), porque são supostamente de gripe porcina, quando de facto as vacinas são um composto de 3 vírus: gripe humana+gripe porcina+gripe aviária». Muito tóxico !!!»
    diz a Drª. Rauni Kilde.
    v. post das 00:17 de 30.10.2009
    em http://blagosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar