sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Fonte Coberta



Localizada nas imediações da cidade de Lagos, a "Barragem romana da Fonte Coberta" terá sido primeiramente identificada pelo investigador algarvio Estácio da Veiga (1828-1891) na segunda metade do século XIX, altura em que registou um segmento com cerca de trinta e seis metros de comprimento, com uma altura de pouco mais de três metros.
Erguida com blocos argamassados em opus caementicium, esta antiga estrutura romana apresenta uma planta rectilínea, secção rectangular e cerca de dois metros e meio de espessura.
No que diz respeito à interpretação da sua primitiva funcionalidade, ainda se evidencia alguma divergência. De facto, enquanto que alguns autores parecem defender a ideia de que esta construção se destinaria à irrigação de terrenos agrícolas, outros investigadores preferem entendê-la enquanto parte integrante de todo um sistema de abastecimento de água à antiga Lacobriga, cujo núcleo primordial poderá encontrar-se na "Estação arqueológica de Monte Molião", localizada nas suas proximidades. ( in Ministerio da Cultura)
A "Fonte Coberta" seria a principal fonte de abastecimente de água da antiga cidade de Lagos.
A sua importancia deriva do facto de a referida barragem estar localizada num leito de cheias e da sua capacidade de retenção de águas ser considerável.

Coordenadas do Google Earth:  37° 6'37.74"N  8°41'25.64"W ( utilize o comando "copiar" nas coordenadas a negrito e use o comando "colar" na caixa "Voar para o exemplo") 

Se ainda não instalou  esta fabulosa aplicação clique no link: Google Earth

1 comentário:

  1. Leito de Cheia. Precisamente. Vamos ver o que o futuro lhe - e nos - reserva. Precisamos de linhas de água livres e espaços verdes contínuos e não impermeabilizados. Esse deveria ser o destino desses terrenos, ligando da Ribeira de Bensafrim ao Vale de Porto Mós.

    Abraço

    ResponderEliminar