segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dia 27 de Outubro - Dia da Cidade Lagos e de S. Gonçalo de Lagos

Nascido por volta do ano de 1360, em Lagos, S. Gonçalo viria a falecer em Torres Vedras, no ano de 1422, apesar da referência a 1445 nas conclusões dos processos para a beatificação e canonização de Gonçalo de Lagos.
Cerca de 1380 abraçou a vida religiosa. Entre 1394 e 1396 Frei Gonçalo teria sido Prior do Convento de S. Lourenço, na Lourinhã. Em Maio de 1404 Frei Gonçalo de Lagos era prior do Convento de Nossa Senhora da Graça de Lisboa.
Testemunha-o um documento, aliás único, contemporâneo de Gonçalo, do cartório daquele convento.
Em 1408 inicia um priorado no convento dos agostinhos de Santarém e, a partir de 1412, o priorado do convento de Nossa Senhora da Graça de Torres Vedras, cargo que ocupará até à sua morte, fixada em 15 de Outubro de 1422.
Quanto aos milagres promovidos por S. Gonçalo, o seu maior número recai sobre a vila e termo de Torres Vedras, sendo notório um esforço de autenticação dos mesmos, por parte do prior do Convento de Nossa Senhora da Graça, Frei Leonel, nos anos de 1489 e 1490.
Um esforço necessário para ampliar uma devoção estritamente local e que representaria certamente outras pretensões, sobretudo se tivermos em conta um equilíbrio de forças perante o então recentemente fundado Convento franciscano de Santo António do Varatojo, inaugurado em 1474.
Estava em causa o prestígio do Convento e da Ordem.
O mesmo acontece com as relíquias de Frei Gonçalo, uma vez que «a sua posse contribuía para o engrandecimento da pessoa ou instituição, da localidade ou do espaço regional, da pátria ou nação que detinha e agitava os seus poderes, do religioso ao social, passando pelo económico e pelo ideológico».
Frei Gonçalo de Lagos era beatificado, por autorização de Pio VI, de 27 de Maio de 1778.

Sem comentários:

Enviar um comentário